Frade clérigo elencado por Maria Adelina Amorim no anexo «Movimento missionário franciscano no Estado do Grão-Pará e Maranhão (1614-1829)», parte da obra «A missionação franciscana no Estado do Grão-Pará e Maranhão (1622-1750): agentes, estrutura e dinâmica». O último ano de referência documental para este franciscano é 1728, o que supõe falecimento posterior a esse ano. Exerceu as funções de Comissário da Província da Imaculada Conceição de Portugal no Maranhão e Pará, de Ministro Provincial da Província de Santo Antônio de Portugal, Presidente das Missões, Procurador da Missões e confessor. Atuou nas missões do Marajó, de Nossa Senhora da Conceição, de Nossa Senhora da Piedade, de Santa Bárbara, de Santa Cruz, de Santo Antônio, de São Brás de Maturu (ou Mataru), de São Francisco, de São João Batista, de São José e do Caiá. Também no Convento e Hospício de Senhora da Piedade em Gurupá.
-
Identificador:60347Nome:Fr. João de Santo Atanásio, OFMSexo:Data de falecimento:1728 c.Grupo Religioso: OFM ― Ordem dos Frades MenoresEstado eclesiástico:Notas Biográficas:
Configurações Institucionais relacionadas
como citar este conteúdoSATLER, Fabiano Aguilar. Fr. João de Santo Atanásio, OFM. Rede Internacional de Estudos Franciscanos no Brasil. Disponível em: https://www.riefbr.net.br/pt-br/content/fr-joao-santo-atanasio-ofm. Acessado em: 18/12/2025.
